O faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 47% no primeiro semestre de 2020. Está afim de montar o seu? Conheça as vantagens de ter um e-commerce!

Por que ter um e-commerce e quais são as vantagens desse modelo de negócio? 

Se você está na dúvida entre investir ou não na criação de um e-commerce, saiba que tudo indica que essa é uma escolha que pode ser bastante promissora atualmente. Segundo uma pesquisa da Ebit que integra a 42ª edição do Webshoppers, somente nos primeiros seis meses de 2020, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 47%.

Na prática, esse índice representa a maior alta do mercado em 20 anos e os dados revelam que as vendas registradas nesse período representam R$38,8 bilhões. 

No contexto da covid-19, há muitos fatores que estão relacionados ao crescimento das vendas on-line, como: fechamento de lojas físicas, mudanças de hábito dos consumidores e urgência nas reinvenções do varejo.

Em meio às mudanças aceleradas, existe um sinal que não pode ser ignorado por quem deseja ter um e-commerce: as vendas pela internet vieram para ficar.

Ainda com  dúvidas sobre as vantagens de ter um e-commerce? Preparamos uma lista para que você consiga analisar o cenário e tomar a melhor decisão de acordo com o seu momento. Confira!

1. O mercado do e-commerce está bombando

Comodidade, agilidade, segurança, mais opções na hora de comprar. Todas essas características são valorizadas pelos consumidores atualmente e não é à toa que o mercado do e-commerce está bombando. De acordo com o levantamento da Ebit, além do setor estar em crescimento exponencial, hoje, mais de 41 milhões de pessoas já são adeptas ao formato de loja virtual. 

Cerca de 58% desses clientes realizaram mais de quatro compras no primeiro semestre de 2020. Ou seja, o mercado não só é promissor como também atende às demandas de consumo.

Se antes mesmo do cenário atípico de 2020, comprar on-line já era uma forte tendência, agora investir nas vendas digitais é questão de sobrevivência para muitos negócios. Fica a dica!

2. Sua loja virtual funciona 24h por dia, 7 dias por semana

Com uma loja virtual no ar, seus clientes não precisam se preocupar com o horário de funcionamento e podem fazer as compras a qualquer momento do dia. Neste contexto, as vantagens de ter um e-commerce são válidas para tanto para você quanto para o consumidor. Listamos as principais abaixo:

3. O e-commerce tem menor custo operacional

Por que ter um e-commerce? Faz diferença nos gastos fixos da empresa? 

Se você trabalha uma loja tradicional há muito tempo, é natural se questionar sobre por que ter um e-commerce e de que forma essa transição pode ser positiva para a operação. Já adiantamos que sim, vale muito a pena ter um e-commerce.

Ao contrário de uma loja física, manter a operação de uma loja virtual custa bem menos. Quer fazer um teste? Lançamos um desafio para você. Separe papel, caneta e faça uma lista de custos fixos que você tem hoje com serviços como:

Se a conta não está fechando mais, sem dúvidas vale a pena investir nas vendas pela internet, viu? Uma das principais vantagens de ter um e-commerce é não precisar de um investimento alto para começar a operação e manter o negócio rodando. 

Essencialmente, você terá custos com a plataforma de hospedagem da loja virtual, com marketing digital, compra de estoque, emissão de notas fiscais e equipe de atendimento ao cliente. Também é bastante coisa, mas em comparação a uma loja física, é possível otimizar bastante os custos.

4. Mais chances de vender, sem limites geográficos

Uma mega vantagem de apostar no e-commerce é ter a chance de vender para clientes de qualquer lugar do país ou do mundo a um clique de distância.

Sem dúvidas, ter um e-commerce vinculado às estratégias mais adequadas para o seus objetivos, é algo que amplia o alcance dos seus produtos e pode aproximar a sua marca de potenciais clientes que você nem imaginava que existiam.

Atenção, empreendedor (a): não basta ter um site de vendas e esperar que o resultado caia do céu, é importante investir em marketing digital de qualidade para aumentar o número de visitantes do seu site e, obviamente, construir boas estratégias para fidelizar seus clientes no e-commerce.

5. Você pode monitorar os resultados com facilidade

Ao integrar seu e-commerce com ferramentas e plugins que permitem a análise de métricas, você terá acesso ao histórico de navegação dos clientes que visitaram sua loja virtual, visualizaram um produto da vitrine, mas abandonaram o carrinho ou efetuaram a compra.

Google Analytics é uma ferramenta muito completa e indicada para gerar relatórios e entender o comportamento do cliente no seu e-commerce. Ao fazer a integração da loja virtual com esse recurso, é possível obter informações como:

Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil compreender seu cliente e elaborar estratégias com foco em conversão e venda.

6. Várias opções de pagamento para o consumidor

Não há como falar das vantagens de ter um e-commerce sem destacar o quanto esse tipo de negócio é democrático em relação às formas de pagamento. Na loja virtual, é possível fazer a integração da plataforma aos mais diversos sistemas de pagamento como:

Recentemente, o Banco do Brasil lançou o PIX que é  um formato de pagamento instantâneo.  Ao que tudo indica, a novidade vai impactar de forma muito positiva no e-commerce, trazendo mais agilidade para a transação e, consequentemente, envio dos produtos.

Independentemente da forma de pagamento, a grande vantagem de ter um e-commerce é proporcionar mais opções para o cliente efetuar a compra. Dessa forma, os benefícios são mútuos, já que as chances de venda aumentam e o consumidor pode comprar do jeito que preferir.

7. É possível integrar seu e-commerce com outros canais

Quem decide empreender digitalmente seja com uma loja virtual ou com outros canais, precisa integrar as estratégias e canais de venda para oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.

Se você já tomou a decisão de abrir um e-commerce, temos mais notícia boa: é possível integrar a plataforma com outros canais de venda e relacionamento com o cliente. Os mais comuns são: e-mail marketing, redes sociais como o Instagram (que, aliás, conta com a função Instagram Shopping) e WhatsApp Business. Ao integrar as plataformas, o contato com o cliente fica mais ágil e personalizado. 

É muito importante lembrar que para oferecer as melhores experiências para o seu cliente, é fundamental definir um bom planejamento omnichannel com o objetivo de padronizar a qualidade do atendimento em todos os canais visando a satisfação do cliente.

Afinal, por que ter um e-commerce? Se você chegou até aqui, esperamos que essa lista com as principais vantagens de ter um e-commerce te inspire a colocar a mão na massa e bombar as vendas na sua futura loja virtual.

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